terça-feira, 20 de agosto de 2013

A Volkswagen Transporter T5 substituirá a Kombi no Brasil. O que esperar dela?


Pode guardar sua birra contra a VW e sua Kombi para outra hora. Agora nós vamos falar sobre o carro que vai substituir a velha senhora – a Van T5, que, segundo apuraram nossos camaradas da Car and Driver, será produzida na planta da VW/MAN em Resende/RJ. Mas o que esperar dela?
Apesar de estar separada da Kombi por quase cinco décadas, a T5 é apenas a 2ª geração da van da VW a ter motor e tração dianteiros. Não é a primeira vez que a Volks tenta substituir a Kombi. Até tivemos algumas T4 (a geração anterior), que foi uma tentativa de leve de fazer o brasileiro deixar de comprar um carro com motor traseiro refrigerado a ar. Lembra delas? Eram divididas em dois modelos, a Eurovan e a Caravelle, a versão mais luxuosa.
A fonte da Car and Driver diz que a Volkswagen até tentou adaptar airbags e abs na Kombi, mas a estrutura de meio século da van não suportou a modernidade dos sistemas. Então a fabricante não viu outra saída que não fosse trazer o veículo comercial vendido na Europa, que será comercializado por aqui a partir de 2014 – quando a lei que obriga todos os veículos nacionais a virem de fábrica equipados com ABS e airbags entra em vigor.

O modelo testado pela C/D usa um motor 4 cilindros 2.0 biturbo e rende 182 cv, podendo vir com o câmbio 4Motion. Trata-se de um salto evolucionário absurdo em relação à nossa Kombi (embora não estranharíamos se a versão nacional abandonasse o propulsor europeu em favor de uma unidade mais convencional – o que não deixaria de ser um grande avanço).
Algumas imagens de divulgação mostram a Transporter T5 em uma praia, com pranchas de surfe. O visual sisudo é agradável, mas nem de longe tem o mesmo carisma da moribunda Kombi – que, se for pintada de alguma cor viva e ganhar alguns acessórios, se torna um belo tributo às vans dos hippies dos anos 60. Mas será uma mudança bem vinda. E, se a tendência iniciada pelo Fusca continuar, as chances de o novo modelo se chamar “Nova Kombi” são grandes.

Images Ilustrativas
Fonte: http://www.jalopnik.com.br
Reprodução: Blog Gilson Andrade

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu tenho uma Kombi 2012 e apesar de gostar do seu desempenho, acredito que estava mesmo na hora de substitui-la. O problema da Transporte será sem dúvida o preço que deverá ser quase ou o dobro do preço da "velha senhora".