José Luís do Nascimento, 66 anos, viveu por mais de duas décadas no Hospital Ulysses Pernambucano, ou Hospital da Tamarineira. Virou morador permanente da instiuiçao em 2004, como registrado em sua última ficha de entrada.
A fotógrafa Alcione Ferreira o acompanhou por mais de um ano. Ele estava na fila de espera para ser reinserido na sociedade, como defende a Reforma Psiquiátrica ele tinha duas possibilidades no tempo que passa na fila voltar para sua família em Limoeiro (que nunca o visitava) ou ser transferido para um hospital Colina em Barreiros. Em 23 de abril de 2012 tornou-se um paciente com alta médica . “Voz confusa e andar vacilante, reivindicava o direito de voltar para casa”,
Os parentes de Seu Luís não quiseram assumi-lo. Foram meses de negociação entre a família dele e o hospital. Desta vez, foi morar no Hospital Colônia de Barreiros, Mata Sul de Pernambuco. O último encontro entre Seu Luís e a fotógrafa aconteceu em dezembro passado. “Vá na Tamarineira, perto do Parque da Jaqueira, e diga que quero voltar pra lá”. Em outro momento seu Luis clamou a reportagem do Diário de Pernambuco pela sua família "Ei Rua 23,nº 70 Cohab Nova em Limoeiro.Vá lá e diga a minha família que quero voltar pra casa ,tá bom já"
Fonte: Diario de Pernambuco
Reprodução: Blog Gilson Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário