Esse final de semana a Secretaria de Saúde dá inicio a campanha nacional de vacinação contra a raiva animal. No total serão disponibilizados mais de 20 postos de vacinação para cães e gatos. A dose é gratuita e deve ser aplicada em animais maiores de quatro meses de idade - incluindo as fêmeas prenhas ou amamentando, além de que, é a única maneira de prevenir a doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. Neste sábado (01), a campanha será concentrada na área Urbana da cidade a partir das 08h, seguindo até as 17h, os postos de saúde da Congal, Santa Terezinha, São Sebastião, João Ernesto, Redentor, bairro da Linha e Santo Antônio estarão credenciados para receber os animais. Os donos também terão a opção de levar seus bichinhos de estimação para o Centro de Idosos, Escola Seráfico Ricardo, Associação dos Moradores do Loteamento Santana, sede da secretaria de Saúde, Centro Social Urbano, Sítio dos Coqueiros e na Adagro, localizada no Ponto Certo. De acordo com o secretário de Saúde, Orlando Jorge, a campanha de vacinação anti-rábica também se estenderá para a Zona Rural no dia 03, seguindo até o dia 06 de novembro. O secretário lembra a importância da campanha que previne tanto o animal quanto os seres humanos. “O nosso objetivo com a campanha de vacinação anti-rábica é interromper a transmissão da raiva na população animal, inviabilizando a possibilidade de contaminação do ser humano. Trata-se de prevenir a doença nos animais e também nos seres humanos”, enfatizou Orlando.
RECOMENDAÇÕES: - Lembre-se de levar a carteirinha de vacinação do animal (caso tenha perdido ou não possuir os Postos cederão uma); - Os animais deverão ser conduzidos aos locais de vacinação por pessoas maiores de idade e que tenham condições de mantê-los adequadamente contidos a fim de evitar acidentes; - Utilizando coleira e guia em boas condições, propiciando contenção segura; - Animais de raças de grande porte e de temperamento mais bravio deverão preferencialmente utilizar focinheira.
VALE LEMBRAR QUE: A vacinação dos animais será realizada somente nos postos relacionados, não sendo permitida a entrega de doses de vacina aos proprietários para que os mesmos realizem a aplicação domiciliar, conforme determinado pela Comissão Estadual do Programa de Controle da Raiva.
Fonte: Assessoria de Imprensa PML
Nenhum comentário:
Postar um comentário